Eu participei de um processo para Técnico em Eletrônica (DUAS VAGAS) em uma empresa que fabrica pneus aqui no Rio de Janeiro. A empresa criou 5 etapas no processo: seleção, pré-entrevista, prova técnica, entrevista e painel de negócios.
A viagem para lá leva 3h de onde eu moro: são dois ônibus, trem e uber - quase R$50. O gestor da vaga foi quem optou pelo presencial e deu para perceber, durante a entrevista, seu "anafalbetismo tecnológico", aí eu entendi.
Tive que ir duas vezes para fazer a fase de painel e prova técnica, sendo que a fase de painel poderia ter sido feita no dia da prova, pois foi só para apresentar a empresa e depois ficar conversando sobre as experiências profissionais. Se a apresentação da empresa tivesse sido feita no dia da prova, não seria necessário ir mais uma vez na empresa, mas o gestor da vaga disse que era muito importante fazer a entrevista presencial para conhecer melhor.
PARA O GESTOR É FÁCIL, A EMPRESA MANDA O ÔNIBUS BUSCAR ELE NA PORTA DE CASA!
A prova foi de Eletricidade, Matemática Básica (SENO, TRIANGULO RETANGULO, ÁREA DO TRIANGULO E OUTROS) e Eletrônica Básica (SCR, Retificadores e outros).
Na entrevista com o gestor foi feita uma prova oral, onde eu precisava fazer o desenho de circuitos eletrônicos e explicar o funcionamento, além de outros equipamentos que eles só utilizam lá.